Páginas

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

MEC avalia universidades


Ensino superior - Publicado em 18 de novembro de 2011 


O Ministério da Educação divulgou dados sobre o desempenho de estudantes em cursos de todo o País

São Paulo. Dos 4.143 mil cursos avaliados em 2010 pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), 594 não atingiram resultado satisfatório, com nota 1 ou 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC). Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), vinculado ao MEC, também publicou ontem o Índice Geral de Cursos (IGC), indicador que leva em conta a nota dos alunos no Enade e fatores como infraestrutura e qualidade do corpo docente.

Considerando apenas as graduações que obtiveram CPC, as com nota baixa representam 20% do total. Os cursos com CPC 4 ou 5 são considerados bons e os com nota 3, satisfatórios. Cerca de 80% tiveram resultado entre 3 e 5 e só 58 cursos podem ser considerados de excelência, com CPC máximo (5). O conceito leva em consideração, além do Enade, a infraestrutura da escola, o corpo de professores e o projeto pedagógico.

Foram avaliadas 2.176 universidades, faculdades e centros universitários. As instituições com notas baixas passarão por supervisão do governo federal e podem ser alvo de medidas que vão do arquivamento de pedidos de novos cursos até o descredenciamento.

Por outro lado, as instituições bem avaliadas (IGC 4 ou 5) que têm algum pedido de abertura de novos cursos em tramitação no MEC poderão ter autorização automática, sem necessidade de visitas.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a instituição pública com melhor nota no índice do MEC no País. A universidade teve Índice Geral de Cursos (IGC) de 4,69 e faixa 5 (a maior do índice). Este é o primeiro ano que a Unicamp participa da avaliação do Inep.

Também foi publicado no Diário Oficial da União a listagem dos cursos segundo o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que leva em conta indicadores como a titulação dos professores e a nota dos alunos no Enade. O resultado 3 é considerado razoável, enquanto 4 e 5 são bons.




Cortes

O Ministério da Educação vai cortar 50 mil vagas de cursos nas áreas de Ciências Médicas, Administração e Ciências Contábeis que obtiveram conceitos ruins no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes). A medida já vale para 2012 e os cortes representarão 20% do que é oferecido hoje nos processos seletivos, mas pode chegar a 65% nos casos das instituições com maiores problemas. Os cursos de medicina terão 446 vagas cortadas. Nenhum curso de Medicina no Ceará teve conceito1 ou 2, segundo dados do site do MEC.

Além disso, mais de 300 instituições também passarão por um processo de supervisão porque tiveram, nos últimos três anos, conceitos ruins como um todo. Entre elas estão uma universidade - Universidade Bandeirante de São Paulo, com mais de 60 mil alunos em 46 cursos de graduação -, sete centros universitários e mais de 300 faculdades isoladas.

O Ministério divulgou o resultado do Enade das áreas de ciência da saúde e agrárias. Dos 594 cursos que tiveram desempenho insuficiente, 504 entrarão em um processo de supervisão e terão vagas cortadas. Os demais, das áreas de agrária, ainda ficarão de fora.

"São poucos, então ainda não faremos o processo por enquanto. Mas isso não significa que não será feito", afirmou Luís Fernando Massonetto, diretor de regulação do Ensino Superior.

Dos cursos de saúde, o maior corte será nos de enfermagem. Os cursos de administração e contábeis vêm em seguida. O MEC, porém, não divulgou quais instituições e nem qual será o corte em cada uma delas. Os processos de supervisão e as medidas cautelares serão formalizados na próxima semana.

CEARÁ
Instituições maiores têm IGC nas faixas 3 e 4, diz Inep

A Universidade Federal do Ceará (UFC) alcançou Índice Geral de Cursos (IGC) de faixa 4, com IGC contínuo 3,40. A Universidade de Fortaleza (Unifor) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece) ficaram com índice na faixa 3. O IGC contínuo da Unifor é 2,65 e o da Uece, 2,55.

O Índice Geral de Cursos é uma das medidas usadas pelo Inep para avaliar as instituições de educação superior, públicas e privadas. De acordo com o Ministério da Educação, o IGC é um indicador expresso em conceitos, com pontuação variável de um a cinco pontos. Uma instituição que obtenha faixa de IGC de três a cinco pontos atende de forma satisfatória às exigências.

O IGC é o resultado da média ponderada do Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de avaliação de cursos de graduação, e obedece a um ciclo de três anos, em combinação com o resultado do Enade, que mede o desempenho dos estudantes.

Na UFC, os cursos de Medicina (Fortaleza), Enfermagem, Educação Física e Zootecnia tiveram os melhores resultados (4) na avaliação do CPC. Na Unifor, as graduações de Odontologia e de Nutrição também alcançaram CPC 4 de uma escala que vai até 5. A Uece obteve conceito 4 nos cursos de Medicina e Nutrição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário