Páginas

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Livros e brincadeiras invadem as praças de Horizonte



Espaços públicos de Horizonte ganham atividades culturais e trocas de experiências com o projeto Lendo na Praça. Com o foco na importância das brincadeiras, a programação segue até hoje e reúne crianças e adultos

25.11.201101:30



Os livros saem dos ambientes enclausurados e ganham praças e outros espaços públicos de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, para a troca de informações e experiências entre alunos, facilitadores e a comunidade. 

E assim, durante toda a semana, crianças, adolescentes e adultos participam do Lendo na Praça, atividade itinerante do projeto Eu sou cidadão - Amigos da Leitura. O tema deste ano é “Resgatando a importância do brincar através da leitura”. E essa valorização se centra na proposta da brincadeira como forma de expressão.


Segundo Cícera Erlândia da Silva, coordenadora de Projetos Educacionais do município, foi feita uma pesquisa para mapear as brincadeiras tradicionais das comunidades que estavam sendo esquecidas. Assim, o brincar volta à tona e une gerações.


A programação abrange contação de histórias, teatro de fantoches, oficinas de brincadeiras, apresentações culturais e conta ainda com a parceria da brinquedoteca de Horizonte.


Leitura em foco


O projeto Eu Sou Cidadão – Amigos da Leitura abrange, atualmente, 26 escolas municipais. São mais de 260 alunos, que contam com amigos da leitura e colaboradores, que levam as diversas possibilidades dos livros para o cotidiano, a aprendizagem, as vivências da escola e da comunidade. A coordenação é da Secretaria Municipal da Educação de Horizonte.


Cícera Erlândia comentou que dentro do projeto, existem atividades diversas, como um programa de rádio feito pelos próprios adolescentes. Brena Kelly de Sousa é representante da sua escola no projeto e comenta que, durante as reuniões mensais, eles realizam dinâmicas e atividades sobre o cotidiano da escola.


Agora, eles estão trabalhando a obra A história inacabada de Maria Rapunzel. Brena faz parte do projeto há três anos e começou a participar porque já gostava de ler.

Serviço

Projeto Lendo na Praça
A programação continua hoje.
Quando: às 8 horas, na região de Catolé
Entrada franca.
Local: CRAS Catolé.

Rua João Sousa Falcão, ao lado da escola João Antônio.
Telefone: (85) 3336 6067
Samaisa dos Anjos
samaisa@opovo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário