Páginas

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Formação de uma Geração da Paz


22.11.201101:30


É pelo Programa Geração da Paz que a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) vem tentando implementar um novo conceito de lidar com a violência nas 660 escolas da rede, entre os 487 mil alunos matriculados. 

O coordenador do programa, Flávio Mesquita, diz que o Geração da Paz funciona como um “guarda-chuva” de todos os projetos preventivos da Secretaria.


Trata-se de identificar, na escola, profissionais com aptidões específicas a fim de revertê-las para a formação de uma equipe multiplicadora de valores da paz. Segundo ele, há um despreparo dos agentes da educação em trabalhar a violência. “A ideia é formá-los agentes multiplicadores para trabalhar com a comunidade escolar questões como a gestão e a mediação de conflitos, direitos e deveres”, descreve.


O projeto existe há um ano e está atuando em 13 escolas. Por enquanto, ele se desenvolve na fase de mapeamento dos profissionais, o que deve ser finalizado em dezembro. “A partir do levantamento, vamos fazer um plano de ação. Esperamos que o aporte financeiro chegue no início de 2012”, diz Flávio.“Nossa intenção não é apagar o fogo, mas construir e manter uma educação para a paz”. (SRA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário